> Setor moveleiro brasileiro e suas tendências para 2022 - Metalnox Ferragens

Setor moveleiro brasileiro e suas tendências para 2022

Diversas

Setor moveleiro brasileiro e suas tendências para 2022

Depois de um susto no setor em 2020 com o início da pandemia e do reaquecimento do mercado com as adaptações de home office e do olhar mais atento do consumidor para a própria casa, o fim de 2021 mostrou que o setor moveleiro acumulou números positivos. 

Segundo dados da edição de janeiro da “Conjuntura de Móveis”, um estudo de mercado da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), a indústria brasileira registrou uma alta de 25,1% na movimentação financeira do setor moveleiro. O preço médio dos móveis aumentou 17,7%, mostrando a valorização do mercado.

Para aproveitar a movimentação que, segundo especialistas, deve se manter em 2022, é preciso estar atento às tendências de produção no setor moveleiro, conhecendo cores, materiais e expectativas dos clientes para seus projetos.

O interessante para quem produz é que as tendências indicam caminhos, mas são bastante diversas. De mesas coloridas ao estilo industrial, passando pelo estilo retrô ou rústico, as tendências do setor moveleiro no Brasil são muito interessantes. 

Conhecendo o cliente do setor moveleiro

Antes de falarmos especificamente de peças ou estilos, vale a pena conhecermos as tendências que envolvem o comportamento e as expectativas dos clientes. E a primeira dessas tendências do setor moveleiro ainda é um reflexo da pandemia. As pessoas passaram a adaptar seus espaços e a versatilidade dos móveis entrou de vez como um diferencial.

Sabe aquela estante que pode ser desdobrada em uma mesa de jantar ou a mesa de centro que cresce e vira uma escrivaninha?! A multifuncionalidade de um móvel vai conquistar o cliente que busca otimizar espaço e economizar dinheiro. A criatividade na hora de pensar o projeto e a escolha certa dos materiais e peças serão o diferencial aqui.

Falando de organização, prateleiras e nichos podem parecer itens simples, mas podem compor projetos de estilos variados e ajudam o cliente a organizar melhor a casa. Vale apostar na indicação de uso de nichos em vários ambientes, como banheiros e cozinhas. 

Por fim, uma tendência que surge com cada vez mais força é a aposta em processos e materiais sustentáveis. O mercado verde também atinge o setor moveleiro e móveis que usam madeiras de restauração ou com materiais reutilizados têm espaço e são vistos com atenção pelos clientes preocupados com as questões ambientais. 

Grandes tendências do setor moveleiro

Agora é a hora de conhecer algumas das principais tendências do setor moveleiro e que podem ampliar a possibilidade de fechar bons negócios. 

Estilo Industrial

Linhas mais retas e a mistura de ferro e madeira. A tendência do estilo industrial foi um destaque em 2020 e aproveita novamente o aquecimento do mercado para surgir como uma ótima aposta. Os móveis que compõem esse estilo possuem um design mais despojado. São ideais para compor ambientes com uma decoração diferenciada e atemporal.

Minimalismo

O minimalismo é um conceito que se baseia na ideia de eliminar os excessos, valorizando o que realmente importa. Seu objetivo é proporcionar um visual mais moderno, elegante e perene com cores neutras e formas mais simples.  A aposta é equilibrar projetos mais ousados com o minimalismo em peças como mesas de centro, aparadores e estantes, fazendo com que o móvel minimalista trabalhe a favor da decoração. 

Retrô

Uma passagem para o passado, o estilo retrô volta com força em 2022 para o setor moveleiro, apostando nas referências clássicas com sofisticação. O ideal é revisitar design retrôs, mas com acabamentos e ferragens que garantam a boa funcionalidade do móvel. O estilo retrô conquista o cliente ao remeter a uma ideia de conforto e memória afetiva. 

Tendêncuias Pontuais para ficar de olho

Além de grandes estilos que podem ser usados de maneira diversificada, as tendências para o setor moveleiro também apresentam ideias e aplicações pontuais. 

Móveis tubulares

Essa é uma tendência que volta de algumas décadas atrás. A ideia é ser criativo e aproveitar o novo olhar para os móveis tubulares e dar uma cara mais sofisticada, apostando no uso do material em acabamentos, contornos e pés dos móveis.

Dourado

Chamado no universo do design também de Golden Fever, essa é uma tendência do setor moveleiro que vai dar uma finalização diferenciada e elegante aos móveis. Bordas, pés dos móveis, puxadores, entre outras partes podem receber o toque dourado para conquistar clientes atentos às novidades. 

Luzes de LED

Outro acabamento que vai conquistar a atenção dos clientes em 2022 no setor moveleiro é a utilização de luzes de LED. Dessa forma, o móvel ganha destaque para seu design e ajuda a compor a iluminação do ambiente. Procure usar de maneira embutida, tornando o móvel mais discreto e elegante. 

Para qualquer estilo, as melhores peças

Seja qual for a sua aposta para 2022, saiba que a qualidade na hora do uso é algo que o cliente vai prestar atenção. Afinal, com o mercado aquecido, o consumidor não vai querer desperdiçar seus investimentos. Portanto, conte com a Metalnox Ferragens para encontrar uma linha completa de peças e acessórios para sua produção. Pediu Metalnox, deu boa!

Posts Relacionados

Vídeos

Vídeo Institucional
Acesse nosso canal no Youtube

Última Notícia

Linha de produtos Metalnox - 5 itens indispensáveis para seu projeto de guarda-roupa!

Linha de produtos Metalnox - 5 itens indispensáveis para seu projeto de guarda-roupa!

Diversas -

Você sabe quais são as peças i ndispensáveis para desenvolver um projeto de guarda-roupas a dequadamente? Leia este con...

Leia mais

Facebook