> Pistão a gás é tudo igual? Como escolher o modelo ideal - Metalnox Ferragens

Pistão a gás é tudo igual? Como escolher o modelo ideal

Diversas

Pistão a gás é tudo igual? Como escolher o modelo ideal

A resposta para a pergunta acima é NÃO! O pistão a gás é um componente utilizado para sustentar e facilitar a abertura e fechamento de portas basculantes de móveis. Possui dois tipos: pistão acionamento força normal e pistão acionamento força inversa.

Muitas dúvidas surgem em relação a qual tipo é mais indicado para ser aplicado em um projeto moveleiro. Para sanar essas dúvidas, a Metalnox Ferragens preparou este conteúdo sobre pistão a gás. Aqui você aprenderá:

  1. O que é pistão a gás;
  2. Quais são os tipos de pistão a gás;
  3. Como calcular a força do pistão a gás;
  4. Como escolher o modelo ideal de pistão a gás para o seu móvel.

Boa leitura!

1 - O que é pistão a gás?

O pistão a gás é uma ferragem usada em portas de armários basculantes para sustentar e permitir a abertura e o fechamento mais suave. Dessa forma, esse componente permite que a abertura seja mais suave e silenciosa, o que contribui para a harmonia e elegância do espaço nos mais variados projetos.

Destaca-se ainda o design clean do pistão que contribui para um ambiente mais elegante e moderno. Assim, os acabamentos branco e prata dos pistões agregam muito a beleza dos móveis, o que os deixam mais clean. É o caso do nosso modelo com de pistão a gás com amortecedor, excelente opção para quem preza pela elegância e suavidade na abertura e fechamento de portas de armários.

2 - Quais são os tipos de pistão a gás?

O pistão a gás é dividido de acordo com o tipo de acionamento necessário para o funcionamento da porta do armário basculante: acionamento de força normal e o acionamento de força inversa.

Cabe ressaltar que a utilização do pistão a gás implica na utilização de dobradiças caneco sem pistão, isso porque é a dobradiça que vai fazer com que a porta se articule. Quer agregar mais valor e qualidade em seus projetos moveleiros? Confira o mais completo catálogo de ferragens da Metalnox!

Confira abaixo as principais diferenças entre os dois tipos de pistão a gás.

Pistão a gás com acionamento de força normal

O pistão a gás com acionamento de força normal é o modelo mais convencional dos pistões. É o tipo mais encontrado, sendo utilizado em portas de tamanho padrão com abertura para cima. É o caso de portas de armários localizados na parte superior. Ele pode ser aplicado em variados tipos de móveis de cozinha, banheiro, closets, lavanderia, escritório, entre outros.

A Metalnox Ferragens oferece três tipos de pistão a gás com o acionamento de força normal:

Pistão a gás - ideal para portas de tamanho padrão com abertura para cima.
Pistão a Gás com Amortecedor - indicado para portas de tamanho padrão com abertura para cima, seu diferencial é o fechamento suave.
Pistão a Gás Mini - ideal para armários com modulação compacta e abertura para cima.

Pistão a gás com acionamento de força inversa

O pistão a gás com acionamento de força inversa é o modelo utilizado em portas que abrem para baixo. 

A Metalnox Ferragens oferece o Pistão a Gás Inverso, indicado para portas de tamanho padrão com abertura para baixo.

Confira aqui como ele funciona!

3 - Como calcular a força do pistão a gás

Até aqui você já aprendeu o que é um pistão a gás e os tipos que são comercializados. Agora nós vamos te ensinar a calcular a força do pistão para saber quantos você deve utilizar no seu móvel, considerando peso e altura da porta. 

A fim de que você entenda como calcular a força do pistão, trouxemos um exemplo para servir de base para todos os cálculos que você vier a fazer. Esse cálculo pode ser utilizado para todos os modelos de pistão a gás. Vamos lá?

O primeiro passo é saber as medidas da porta, como a altura (H), largura (L) e espessura (E). Utilize a trena para conseguir mais precisão das medidas.

O segundo passo é saber a densidade do material utilizado para fazer a porta (Dens). Para exemplo de cálculo, utilizaremos o MDF com densidade média de 700kg/m³.

Os dados que vamos utilizar para exemplificar serão: 500mm de largura, 400mm de altura e 15mm de espessura. Todas as medidas devem ser convertidas para metro, para isso, basta dividir o valor por 1000. Então, 0,50m de largura, 0,40m de altura e 0,015m de espessura.

A fórmula para calcular o peso da porta é:

P = H x L x E x Dens
P = 0,40 x 0,50 x 0,015 x 700 = 2,1kg

Sabendo o peso, é hora de calcular a força do pistão a gás.

Cp = 6 x P x H1000

Onde: 
Cp = Carga do pistão 
P = Peso da porta
H = Altura da porta

Cp = 6 x 2,1 x 4001000 = 5,04 

Após encontrar a força do pistão, deve multiplicá-lo por 10N. Então: 5,04 x 10N = 50,4N. Como os pistões variam entre 40N, 60N, 80N, 100N e 120N, o mais apropriado para aplicarmos em nossa porta é o de 60N por estar mais próximo do valor que calculamos.

4 - Como escolher o modelo ideal de pistão a gás para o seu móvel?

Com todas essas informações, você já tem condições de escolher o modelo de pistão a gás mais adequado para o seu móvel.

Sempre que for realizar um projeto moveleiro que tenha armários aéreos com portas basculantes não se esqueça de avaliar os seguintes pontos na hora de escolher o pistão:

  1. Dimensões e peso da porta do móvel;
  2. Material utilizado para fazer o móvel;
  3. O móvel precisa de abertura para cima ou para baixo?
  4. Qual é a largura do móvel? Dependendo dessa medida, o mais recomendado é utilizar dois pistões.

A escolha do pistão a gás adequado para o seu móvel depende exclusivamente da necessidade e adequação do seu projeto. Se a abertura for para cima, o pistão a gás com amortecedor é o indicado porque leva mais suavidade para a abertura e fechamento da porta. Agora se o projeto requer uma abertura para baixo, o indicado é o pistão a gás inverso

Peça Metalnox Ferragens e agregue mais valor e qualidade aos seus móveis. Quer saber onde encontrar produtos Metalnox? Clique aqui e encontre o lojista mais perto de você

Pediu Metalnox, deu boa!

Posts Relacionados

Vídeos

Vídeo Institucional
Acesse nosso canal no Youtube

Última Notícia

Linha de produtos Metalnox - 5 itens indispensáveis para seu projeto de guarda-roupa!

Linha de produtos Metalnox - 5 itens indispensáveis para seu projeto de guarda-roupa!

Diversas -

Você sabe quais são as peças i ndispensáveis para desenvolver um projeto de guarda-roupas a dequadamente? Leia este con...

Leia mais

Facebook