Dicas para marceneiros: como montar um orçamento?

Diversas

Dicas para marceneiros: como montar um orçamento?

Acredito que você já deve ter se questionado sobre esse assunto diversas vezes desde que começou a atuar com a produção de móveis. Afinal, qual é o valor do móvel que você produz? Quanto vale o seu trabalho? Como estabelecer preço e chegar ao valor correto? Quais fatores devem ser considerados na hora de definir o preço e calcular a margem de lucro da sua marcenaria? Se você tem dúvidas sobre essas perguntas, sendo iniciante ou não, esse conteúdo vai te ajudar com dicas de como montar um orçamento. Boa leitura!

Como montar um orçamento

1ª DICA

A primeira dica de como fazer um orçamento envolve duas ações. Vamos conhecê-las?

A primeira ação é entender o que o seu cliente quer, fazendo uma visita ou um rascunho do projeto. Essa ação permite que você tenha um detalhamento do móvel a ser desenvolvido, definindo o plano de corte, com a quantidade e dimensão das peças. A partir desse levantamento, você saberá a área (m²) utilizada de matéria-prima, que será critério para o cálculo do custo com material.

A segunda ação é fazer um levantamento prévio da quantidade de horas que serão necessárias para a execução do projeto, desde o contato inicial até a entrega final. Você deve indicar no orçamento as horas necessárias para visita comercial, elaboração do projeto, corte, furação, pré-montagem, acabamento, entrega e montagem do móvel na casa ou estabelecimento comercial do cliente. Nessa ação, você deve ser o mais transparente possível, considere que a realização das atividades são feitas dentro das horas disponíveis no dia/mês de trabalho. Isso permitirá que você identifique a capacidade produtiva do negócio.

2ª DICA

A segunda dica de como montar um orçamento direcionará o seu foco para a definição do custo do produto. Aqui você deve considerar os gastos diretos e indiretos. Você não sabe o que são esses gastos? A gente te explica! Gastos diretos é tudo que pode ser medido diretamente no produto, por exemplo: painéis de MDF, fitas de borda, ferragens, acessórios e embalagem. Gastos indiretos são aqueles que não podemos ter um controle preciso quando aplicado ao produto, como tinta, lixas, cola, ferramentas de corte, energia elétrica, etc. 

Todas essas informações devem ser inseridas no seu orçamento. Lembrando que o cálculo do custo total de materiais considera a multiplicação da quantidade utilizada pelo custo unitário. Considere também a mão de obra, é importante que você defina o seu salário por mês em função da quantidade de horas disponíveis para trabalho.  

3ª DICA

Após preencher o seu orçamento com todas as informações coletadas, você chegará ao custo total ou real de fabricação. Esse valor encontrado é o mínimo que você deve cobrar para arcar com os custos de fabricação e remunerar minimamente o marceneiro. Além disso, leve em consideração as despesas de venda, como impostos, comissões e taxas de cartão ou boletos. As despesas fixas de sua marcenaria também devem ser consideradas, pois elas independem do volume de produção ou vendas. São os gastos com aluguel, honorários contábeis, despesas com manutenção, IPTU, IPVA e seguros.
 

4ª DICA

Essa dica é muito preciosa e deve ser considerada na hora de ajustar o preço que será cobrado, o preço praticado pela concorrência. Isso é relevante porque um preço muito alto pode afastar compradores ou, até mesmo, trazer prejuízos para o seu negócio.

como montar um orçamento

5ª DICA

Agora é a hora de você definir sua margem de lucro por produto, estabelecendo o preço final. Cabe aqui o uso do bom-senso, a média de lucro praticada no ramo da marcenaria gira entre 10% e 30%. Você precisa ter em mente que os preços de venda de cada produto devem suprir todas as despesas geradas para a  fabricação do produto, além de garantir a sua remuneração. Agora, mãos à obra. Ou melhor, vamos montar o orçamento!

Conte com a Metalnox Ferragens

Bem, montar um orçamento não é um trabalho muito fácil, não é mesmo? Mas é importante você compreender que todas as despesas inerentes à fabricação de um móvel devem ser computadas no momento de determinar o preço. Isso porque é desse valor cobrado que você pagará as despesas e tirará o seu lucro.

E aí, você tomou nota das dicas de como fazer um orçamento? Achou fácil ou difícil? Conte com a Metalnox Ferragens para te ajudar a driblar os perrengues do dia a dia. Quando for produzir um móvel, utilize as ferragens da Metalnox e tenha mais qualidade. Venha conferir o nosso blog cheio de dicas para sua marcenaria. Precisa de ferragens? Clique aqui e encontre a loja de ferragens mais próxima de você.

Aproveite e siga a gente nas redes sociais Facebook e Instagram. Até a próxima!

Posts Relacionados

Vídeos

Vídeo Institucional
Acesse nosso canal no Youtube

Última Notícia

Um bom jeito de acertar de primeira: baixe o GUIA Rápido para instalação de corrediças!

Um bom jeito de acertar de primeira: baixe o GUIA Rápido para instalação de corrediças!

Lançamentos -

Aqui você encontra o nosso man ual prático para instalação de corrediças!

Leia mais

Facebook