Tamponamento é um tipo de revestimento que vai sobre o móvel deixando-o mais robusto e com um ótimo acabamento, além de lhe conceder alta durabilidade.
Se você ainda não conhece esse tipo de acabamento para móvel, este conteúdo que a Metalnox preparou é perfeito para você avaliar se vale a pena investir na técnica de tamponamento de móveis. Aqui você aprenderá:
O que é tamponamento?
Tamponamento de móvel na prática: passo a passo
Vantagens e desvantagens do tamponamento de móveis
Quais ferragens utilizar para móveis tamponados?
O que é tamponamento?
Tamponamento de móveis é uma chapa de MDF, entre 15 e 18 mm, que envolve toda a parte externa dos móveis, escondendo todos os parafusos e as laterais das portas ficam embutidas. Com isso, o móvel adquire um acabamento de primeira linha, deixando-o com um visual clean e elegante.
Tamponamento de móvel na prática: passo a passo
Para você executar o processo de tamponamento que é na parte externa do móvel, será necessário que você já tenha executado o projeto do móvel.
Atenção: O passo a passo a seguir é a execução de um tamponamento para armário, mas pode ser utilizado para qualquer móvel.
Passo 1: Com a caixa do armário pronta, você precisará de uma chapa de MDF para o fundo, e 2 chapas para as laterais e uma ripa para a parte superior;
Passo 2: As chapas das laterais devem ser coladas na lateral da chapa de fundo;
Passo 3: Coloque a caixa do armário dentro da caixa do tamponamento;
Passo 4: Parafuse de dentro para fora para juntar as duas partes;
Passo 5: Cole a ripa superior deixando as duas laterais para dentro.
Passo 6: Coloque as dobradiças, coloque as portas e ajuste-as;
Passo 7: Coloque tapa furo para deixar limpo o visual interno do armário
Pronto! Seguindo esses passos, você produzirá um móvel tamponado.
Vantagens e desvantagens do tamponamento de móveis
Os móveis com tamponamento ganham em qualidade, durabilidade e estética. Além disso, o seu cliente pode escolher a cor e a espessura (fina ou grossa) do acabamento. Esse tipo de revestimento agrega mais valor ao móvel.
Já em relação à desvantagem, o tamponamento eleva o valor dos custos de fabricação e consequentemente reflete sobre o valor final do móvel fabricado. Isso porque, para fazer tamponamento, é necessário utilizar quase o dobro de material para fazer o revestimento do objeto e, quanto maior for a espessura da placa de MDF utilizada, maior será o valor dos custos.
Você pode aplicar o tamponamento em armários de cozinha, nichos, estantes, guarda-roupa, cômodas, etc.
Quais ferragens utilizar para móveis tamponados?
O móvel com tamponamento precisa de ferragens que sejam capazes de suportar e agregar mais qualidade e durabilidade. Dobradiças, corrediças, perfis, pés, sistema de abertura e amortecimento, puxadores, etc., você encontra na Metalnox Ferragens.
Agregue mais valor ao seu trabalho, escolhendo quem mais entende de ferragens. Encontre aqui o ferragista mais próximo de você e exija Metalnox Ferragens.
Pediu Metalnox, deu boa
Comments