> Como escolher a dobradiça ideal para o seu projeto? - Metalnox Ferragens

Como escolher a dobradiça ideal para o seu projeto?

Diversas

Como escolher a dobradiça ideal para o seu projeto?

Uma peça pequena, mas essencial. As dobradiças praticamente não aparecem no móvel que você produz, mas se não for escolhido o modelo certo e de qualidade, tem algo que com certeza vai aparecer: um problema. O cliente, além da estética, quer que a funcionalidade do móvel, como a abertura e o fechamento das portas, esteja perfeitamente ajustada. Por isso, é fundamental que você saiba como escolher a dobradiça certa.

As dobradiças são peças compostas principalmente por três partes, sendo o corpo, o caneco e o calço, com ou sem pistão, essas partes são as responsáveis pela estabilidade e pelos ajustes finos feitos para que as portas e tampos fiquem na posição ideal. 

Tipos de dobradiças

As dobradiças funcionam basicamente como um dispositivo mecânico que junta duas partes com a função de sustentação e de articulação da parte móvel. Entender essa parte da articulação de uma dobradiça é fundamental. Em um projeto, você pode usar três modelos principais: a dobradiça reta, a dobradiça curva e a dobradiça super curva.

Dobradiça reta

A dobradiça reta é a mais usada para as portas laterais dos móveis, isso porque seu funcionamento permite que ela cubra totalmente a parte externa lateral. Com isso, você tem um ajuste e um acabamento de maior qualidade.

Dobradiça curva

Utilizada para as portas internas de um móvel, a dobradiça curva cobre parcialmente a parte lateral externa do móvel. Com isso, você pode colocar duas portas lado a lado e ajustar a distância entre elas. 

Dobradiça super curva

A dobradiça super curva, além de cobrir parcialmente a lateral, cria uma pequena distância entre a porta e a lateral, permitindo o uso em portas embutidas, já que assim a abertura não encontra obstáculos no móvel.

O calço nas dobradiças

Então, o primeiro passo é levar em conta o processo de abertura das dobradiças em relação a como a porta do móvel será montada. Feito isso, você tem a opção de escolher entre modelos de calços diferentes, que vão servir para montagens específicas.

Slide on

O primeiro modelo é o que usa o sistema chamado “Slide On”. Podemos traduzir o “slide on” como “deslizar”. Nesse tipo, o corpo da dobradiça desliza sobre o calço até encaixar o parafuso, que será então fixado. Essa dobradiça curva com calço slide on, de quatro furos, da Metalnox, é um bom exemplo. 

Click

Se você quer um processo de montagem ainda mais fácil e ágil, talvez o modelo de dobradiça calço Click seja o mais indicado. Como o próprio nome sugere, o sistema dela funciona com o encaixe do corpo no calço até ouvir um “clique” no final. Assim, a dobradiça já está pronta para uso. 

Para entregar ainda mais qualidade e um diferencial para o cliente, você pode juntar a montagem do modelo Click com as características de uma dobradiça com sistema de fechamento suave e durabilidade ainda maior. É isso que a Dobradiça de Calço Click Soft Close em Aço Inox da Metalnox oferece. 

Calço fixo

O último modelo de montagem de dobradiças é o com calço fixo, em que o calço vem preso ao corpo. Dessa forma, a montagem do móvel precisa ser feita primeiro com a fixação da dobradiça na porta e depois no móvel em si. Com mais segurança para o uso contínuo, esse modelo pode incluir o fechamento suave, como nessa Dobradiça de Calço Fixo com Pistão Soft Close da Metalnox.

Detalhes das dobradiças 

Além dos ajustes e do sistema de montagem, outras características são importantes de se levar em consideração na hora de escolher a dobradiça certa para o seu projeto. Primeiro, o material. O mais comum no mercado são as dobradiças em aço, que garante resistência e torna o custo mais baixo.

Porém, em projetos específicos, é preciso avaliar o uso de um material diferenciado. É o caso de armários que vão armazenar temperos e outros produtos químicos, que precisam de uma resistência maior à ação do tempo e oxidação. Para essa situação e para móveis de cidades litorâneas, a escolha de uma dobradiça em aço inox é a melhor escolha.

Além disso, avalie também a capacidade de ajuste, ou seja, o quanto a dobradiça permite que a porta se movimente para cima e para baixo, para os lados, e em profundidade. Isso fará a diferença na hora da montagem final do seu projeto.

Posts Relacionados

Vídeos

Vídeo Institucional
Acesse nosso canal no Youtube

Última Notícia

Linha de produtos Metalnox - 5 itens indispensáveis para seu projeto de guarda-roupa!

Linha de produtos Metalnox - 5 itens indispensáveis para seu projeto de guarda-roupa!

Diversas -

Você sabe quais são as peças i ndispensáveis para desenvolver um projeto de guarda-roupas a dequadamente? Leia este con...

Leia mais

Facebook