Ferragens para Marcenaria: Quais são os equipamentos essenciais para começar uma marcenaria do zero?

Diversas

Ferragens para Marcenaria: Quais são os equipamentos essenciais para começar uma marcenaria do zero?

Empreender é um dos verbos mais importantes no mercado hoje em dia. Para que o investimento em um negócio próprio seja mais eficiente, informação é tudo. E pensando em um cenário que as pessoas buscam por exclusividade e qualidade, a marcenaria tem se mostrado uma aposta interessante. Além de todo o plano de negócio, para montar uma marcenaria do zero é preciso conhecer os equipamentos essenciais para começar. Vamos lá?!

Primeiro, é importante determinar o tamanho da sua marcenaria e o ritmo de produção. Nós vamos falar aqui de ferramentas e ferragens para marcenaria em escalas de produção de pequena a média. Caso você pense em produção industrial, itens como cabine de pintura, fresadora copiadora, seccionadora, serra de fita, entre outros, serão necessários e os investimentos, segundo especialistas, podem chegar a R$ 250 mil. 

Os equipamentos essenciais para a marcenaria

 De maneira geral, as ferramentas que você vai precisar para começar sua marcenaria são bem conhecidas, mas se você quiser trabalhar profissionalmente, vale investir em qualidade. Esses equipamentos vão servir principalmente para medir, cortar e dar acabamento. Por fim, você vai precisar também de ferragens para marcenaria para a montagem dos móveis. 

Para medir: Etapa fundamental e decisiva de todo projeto, evitando desperdício e retrabalho, tirar as medidas das peças exige o uso de algumas ferramentas específicas, como trenas, esquadros e réguas. 

Graminho: Não tão conhecida de marceneiros de primeira viagem, o graminho é um equipamento muito útil para traçar marcações, especialmente aquelas paralelas à borda da madeira, algo que vai ser muito comum nos processos de fabricação.

Formões: Para cortes precisos e ajustes de pequenos detalhes na madeira, nem sempre uma serra ou serrote será a melhor escolha. Para isso, um bom jogo de formões e a prática correta vão fazer o serviço. Em alguns lugares, o formão pode ser chamado de cinzel.

Plaina: Como o próprio nome sugere, a plaina serve para planificar, aplainar a superfície da madeira, garantindo uma padronização e um melhor acabamento para os encaixes e montagem. Esse nivelamento pode ser feito com uma plaina manual ou elétrica

Serras: Para economizar tempo e esforço, o uso das serras e serrotes corretos para cada tipo de trabalho é muito importante. Nesse item, é importante ter uma boa variedade, além de alguns equipamentos elétricos, uma vez que projetos mais complexos e grandes tornam inviável o uso de serras manuais. 

Grampos: Alguns podem até achar que não precisam, mas em momentos importantes de cortes, furos e cola é importante ter estabilidade e firmeza. Para isso, o uso dos grampos é essencial. Eles servem para segurar uma placa de madeira em alguma base ou entre placas.

Lixadeira: Para garantir um bom acabamento, o uso de lixadeiras é fundamental. Para cuidar das farpas, da textura para pintura ou mesmo para ajustar encaixes, o uso de uma lixadeira elétrica vai garantir agilidade e qualidade no serviço. 

Furadeira: Esse é um item que quase todo mundo já tem em casa, mas para a montagem da sua marcenaria, você deve avaliar a potência e as funcionalidades dos modelos disponíveis no mercado e que vão se ajustar melhor às necessidades dos seus projetos.

Nível: Falamos bastante de acabamentos, ajustes nos detalhes e qualidade. Para isso, precisão é importante e um dos equipamentos necessários nesse sentido é o nível. Existem modelos que indicam com mais clareza o nivelamento, tanto na vertical como na horizontal. 

Pra finalizar, as ferragens para marcenaria

Com as peças cortadas corretamente, os ajustes feitos no acabamento, você vai precisar finalizar o seu projeto e a montagem. Para isso você deve contar com boas ferragens para marcenaria. A qualidade no material e a variedade de peças vão te ajudar a entregar um produto de alta qualidade. 

 

Encontre um bom fornecedor como a Metalnox Ferragens para que você tenha disponível peças comocorrediças, pés, rodízios e perfis. Procure um ferragista e peça pela qualidadeMetalnox Ferragens!

 

Posts Relacionados

Vídeos

Vídeo Institucional
Acesse nosso canal no Youtube

Última Notícia

Ferragens para Marcenaria: Quais são os equipamentos essenciais para começar uma marcenaria do zero?

Ferragens para Marcenaria: Quais são os equipamentos essenciais para começar uma marcenaria do zero?

Diversas -

Além de todo o plano de negóci o, para montar uma marcenaria do zero é preciso conhecer os equipamentos essenciais par...

Leia mais

Facebook